Safra Promissora: Região da Serra da Mantiqueira se Prepara para Colheita de Azeitonas em 2024 - ALÔ ALÔ CIDADE

Safra Promissora: Região da Serra da Mantiqueira se Prepara para Colheita de Azeitonas em 2024

Compartilhar isso

Produtores e pesquisadores otimistas com a expectativa de aumento na produção de azeites na região, mas alertam para oscilações de preço devido a fatores climáticos globais

 


Safra Promissora: Região da Serra da Mantiqueira se Prepara para Colheita de Azeitonas em 2024 - Foto: Erasmo Pereira

A região da Serra da Mantiqueira, abrangendo os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, está às vésperas da colheita das azeitonas da safra 2024. Com uma boa florada, a expectativa é que a produção de azeites cresça em relação ao ano anterior, atingindo números superiores aos 60 mil litros alcançados em 2023. Pedro Moura, engenheiro agrônomo do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da EPAMIG, destaca que a evolução da produção dependerá de diversos fatores, mas a perspectiva é positiva.

 

A produção de azeites no Brasil é uma atividade recente, iniciada em 2008 pela EPAMIG, e desde então, a pesquisa tem desempenhado papel crucial no aprimoramento de técnicas e tecnologias na cadeia produtiva. Luiz Fernando de Oliveira, coordenador do Programa, comenta sobre os avanços tecnológicos, mas ressalta que há desafios a superar, como o estudo do comportamento das plantas e a mitigação dos impactos das condições climáticas.

 Publicidade



Em preparação para a safra 2024, a EPAMIG organiza o Azeitech, composto pelo 19º Dia de Campo de Olivicultura e pela 9ª Mostra Tecnológica, marcados para o dia 2 de fevereiro no Campo Experimental de Maria da Fé. O evento coincide com o período de colheita e incluirá a reinauguração da agroindústria de extração de azeite da Unidade, agora equipada com tecnologia de ponta para ampliar a capacidade de produção e serviços oferecidos aos olivicultores e produtores.

 

A alta nos preços do azeite mundial devido às mudanças climáticas impactou o mercado brasileiro, refletindo em aumento superior a 20%, conforme dados da Fundação Getúlio Vargas. Pedro Moura alerta que essa tendência de alta pode persistir até a recuperação da produtividade nas regiões tradicionais. O Brasil, grande consumidor de azeite que importa cerca de 100 milhões de litros por ano, tem na produção nacional uma oferta ainda incipiente, mas com grande potencial de qualidade.

 

Os especialistas destacam a importância de o consumidor estar atento a possíveis fraudes no azeite, um dos alimentos mais adulterados. Com o aumento de preços, há um risco maior de práticas enganosas, e os consumidores devem desconfiar de ofertas muito abaixo dos valores praticados normalmente. Além disso, recomendam observar detalhes como data do envase, local de produção e embalagens que protejam o produto da luz.

 

A produção de azeites na Serra da Mantiqueira não almeja competir quantitativamente com grandes regiões produtoras, mas busca consolidar-se pela produção de azeites de alta qualidade e sabor distintivo. O Brasil, embora desafiado por condições climáticas, continua a trilhar um caminho promissor na olivicultura, destacando-se como produtor de azeites frescos e autênticos.

Safra Promissora: Região da Serra da Mantiqueira se Prepara para Colheita de Azeitonas em 2024 - Foto: Erasmo Pereira