EPAMIG Realiza com Sucesso o Azeitech 2024 em Lavras, Inaugurando Modernização na Agroindústria - ALÔ ALÔ CIDADE

EPAMIG Realiza com Sucesso o Azeitech 2024 em Lavras, Inaugurando Modernização na Agroindústria

Compartilhar isso

Evento reúne produtores, autoridades e visitantes para o 19º Dia de Campo de Olivicultura e a 9ª Mostra Tecnológica


EPAMIG Realiza com Sucesso o Azeitech 2024 em Lavras, Inaugurando Modernização na Agroindústria - Foto: Diego Vargas - Seapa

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) promoveu, nesta sexta-feira (02/02) o Azeitech 2024, um evento presencial e gratuito realizado no Campo Experimental de Maria da Fé (MG). A ocasião marcou o 19º Dia de Campo de Olivicultura, a 9ª Mostra Tecnológica e a inauguração das melhorias na agroindústria de extração de azeite da EPAMIG.

 

A modernização do lagar foi possível graças aos recursos do edital PPE 00049/21 da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede)/ Fapemig, totalizando cerca de R$2 milhões. O investimento contemplou a aquisição de uma máquina extratora, lavadores de garrafa, rotuladores, tanques e mesas de inox, além de equipamentos de laboratório. O novo maquinário foi adquirido da Fast Tecnologia Industrial, de Santa Catarina, evidenciando a parceria e o conhecimento da realidade da olivicultura brasileira.

EPAMIG Realiza com Sucesso o Azeitech 2024 em Lavras, Inaugurando Modernização na Agroindústria - Foto: Diego Vargas - Seapa

O coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Olivicultura da EPAMIG, Luiz Fernando de Oliveira, ressaltou a importância dos equipamentos desenvolvidos no Brasil pela Fast Tecnologia Industrial, destacando a proximidade da assistência técnica como um diferencial significativo.

 

A agroindústria recebeu o nome de João Antônio Augusto, em homenagem ao colaborador conhecido como “Seu Ico”, que dedicou quase 40 anos de trabalho à Unidade e faleceu durante a pandemia de Covid-19. A diretora-presidente da EPAMIG, Nilda Ferreira Soares, destacou o ato singelo como uma homenagem ao comprometimento do colaborador.

 

O evento contou com a participação de autoridades, incluindo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, os presidentes da Emater-MG, Otávio Maia, e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Antônio Carlos de Moraes, além de representantes do município e do presidente da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), Moacir Batista do Nascimento Filho.

 

O secretário Thales Fernandes ressaltou a importância da pesquisa para o sistema produtivo e enfatizou a necessidade da junção de gastronomia, turismo, agricultura e qualidade de vida para o sucesso do setor. O presidente da Fapemig, Carlos Arruda, que não pôde estar presente, destacou que a renovação da agroindústria vai permitir atender a um número ainda maior de micro e pequenos produtores da região.

 

O evento, mesmo sob chuva, reuniu quase 300 participantes que puderam adquirir conhecimento sobre tecnologias e produtos ligados à olivicultura. O Dia de Campo de Olivicultura incluiu palestras sobre condições climáticas, combate a pragas e doenças, além da apresentação das funcionalidades da planta de extração, com capacidade para processar 250 kg de azeitonas por hora. A Mostra Tecnológica contou com a participação de 22 expositores, demonstrando maquinários, insumos, serviços e produtos derivados da olivicultura.

 

O Azeitech 2024 destacou-se como um evento de intercâmbio de conhecimento, fortalecendo a olivicultura na Região da Serra da Mantiqueira e abrindo caminhos para o olivoturismo e o desenvolvimento regional.