Supermercadistas mineiros apostam em aumento de 7,3% na demanda de fim de ano - ALÔ ALÔ CIDADE

Supermercadistas mineiros apostam em aumento de 7,3% na demanda de fim de ano

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Pesquisa da AMIS aponta crescimento impulsionado por produtos sazonais e reforço de quase 8 mil contratações temporárias

Supermercadistas mineiros apostam em aumento de 7,3% na demanda de fim de ano - Foto/divulgação

O setor supermercadista de Minas Gerais projeta um crescimento de 7,3% na demanda para o período de fim de ano em comparação com o ano passado. A estimativa foi revelada por uma pesquisa da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), divulgada nesta terça-feira (22/10) durante a abertura da 36ª Superminas Food Show – Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação, realizada no Expominas, em Belo Horizonte.

 

O aumento nas vendas é impulsionado pela procura por produtos típicos do período, como aves, frutas secas, panetones e vinhos. Os supermercadistas preveem um crescimento de 8,3% na demanda por cervejas, enquanto a expectativa para os vinhos é de 7,5%. Os panetones, tradicionais nas celebrações de fim de ano, também devem registrar um aumento de 5,5%.

 

Além dos produtos sazonais, o setor se prepara para atender diferentes perfis de consumidores, oferecendo desde itens prontos e práticos para quem busca conveniência, até ingredientes e embalagens para aqueles que preferem preparar as refeições em casa.

 

Contratações temporárias

O fim de ano é também uma oportunidade para reforçar o quadro de colaboradores. Segundo a pesquisa da AMIS, estão previstas cerca de 7.920 contratações temporárias no setor. A iniciativa busca não apenas atender ao aumento da demanda, mas também identificar e reter talentos para compor o quadro fixo das empresas no próximo ano.


Expectativas dos supermercadistas em relação ao consumo dos produtos mais demandados no final de ano

PRODUTO/CATEGORIA

2024

Peru

2%

Outras aves típicas

4,2%

Carnes diversas - pernil, lombos, etc

6,2%

Panetone

5,5%

Vinhos

7,5%

Bebidas “quentes”

6,3%

Cervejas diversas

8,3%

Sucos e refrigerantes 

6,5%

Frutas diversas

7,2%

Frutas secas

8,0%

Queijos e “afins”

7,8%

Utensílios descartáveis

5,6%

Importados para o período 

2%*

Desempenho de todo o mix da loja

7,3%

**16,7% dos entrevistados informaram que não trabalham com importados


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