Pesquisa da AMIS aponta crescimento impulsionado por produtos sazonais e reforço de quase 8 mil contratações temporárias
![]() |
Supermercadistas mineiros apostam em aumento de 7,3% na demanda de fim de ano - Foto/divulgação |
O
setor supermercadista de Minas Gerais projeta um crescimento de 7,3% na demanda
para o período de fim de ano em comparação com o ano passado. A estimativa foi
revelada por uma pesquisa da Associação Mineira de Supermercados (AMIS),
divulgada nesta terça-feira (22/10) durante a abertura da 36ª Superminas Food
Show – Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação, realizada no
Expominas, em Belo Horizonte.
O
aumento nas vendas é impulsionado pela procura por produtos típicos do período,
como aves, frutas secas, panetones e vinhos. Os supermercadistas preveem um
crescimento de 8,3% na demanda por cervejas, enquanto a expectativa para os
vinhos é de 7,5%. Os panetones, tradicionais nas celebrações de fim de ano,
também devem registrar um aumento de 5,5%.
Além
dos produtos sazonais, o setor se prepara para atender diferentes perfis de
consumidores, oferecendo desde itens prontos e práticos para quem busca
conveniência, até ingredientes e embalagens para aqueles que preferem preparar
as refeições em casa.
Contratações temporárias
O
fim de ano é também uma oportunidade para reforçar o quadro de colaboradores.
Segundo a pesquisa da AMIS, estão previstas cerca de 7.920 contratações
temporárias no setor. A iniciativa busca não apenas atender ao aumento da demanda,
mas também identificar e reter talentos para compor o quadro fixo das empresas
no próximo ano.
Expectativas dos supermercadistas em relação ao consumo dos produtos
mais demandados no final de ano
PRODUTO/CATEGORIA |
2024 |
Peru |
2% |
Outras aves típicas |
4,2% |
Carnes diversas - pernil, lombos, etc |
6,2% |
Panetone |
5,5% |
Vinhos |
7,5% |
Bebidas “quentes” |
6,3% |
Cervejas diversas |
8,3% |
Sucos e refrigerantes |
6,5% |
Frutas diversas |
7,2% |
Frutas secas |
8,0% |
Queijos e “afins” |
7,8% |
Utensílios descartáveis |
5,6% |
Importados para o período |
2%* |
Desempenho de todo o mix da loja |
7,3% |
**16,7% dos entrevistados informaram que não trabalham com importados