Pesquisa da Fecomércio MG aponta resultados positivos e dentro das expectativas para a maioria dos estabelecimentos do estado
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Vendas da Páscoa superam ou igualam 2024 para mais de 76% dos comerciantes Mineiros - Foto: divulgação |
A Páscoa de 2025 trouxe resultados positivos para a maioria dos
comerciantes de Minas Gerais. Uma pesquisa Monitor de Vendas Páscoa 2025,
realizada pelo Núcleo Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa,
revelou que 76,4% dos estabelecimentos do estado registraram vendas iguais ou
superiores às da Páscoa do ano anterior. Além disso, para 70,1% dos empresários
consultados, o volume de vendas atingiu ou superou as expectativas iniciais.
O levantamento apurou que 38,2% dos entrevistados experimentaram
vendas idênticas às de 2024, enquanto outros 38,2% reportaram um aumento no
faturamento, totalizando os 76,4% com desempenho igual ou melhor. Por outro
lado, 23,6% dos estabelecimentos tiveram um desempenho de vendas inferior ao do
ano passado.
Entre os comerciantes que observaram um crescimento nas vendas
em comparação com 2024, não houve uma faixa de variação percentual
predominante, mas uma parcela significativa dos empresários reportou um aumento
entre 10,0% e 40,0%. Já as empresas que sofreram uma queda nas vendas
registraram uma redução média que variou entre 10% e 37,8%.
De acordo com a economista da Fecomércio MG, Fernanda Gonçalves,
“os resultados foram promissores, demonstrando que o comércio soube aproveitar
a festividade da Páscoa para impulsionar as vendas através de diversas
estratégias de promoção de seus produtos. O fato de 76,4% das empresas
apresentarem resultados iguais ou melhores do que em 2024, aliado ao impacto
moderado para aqueles que enfrentaram queda, evidencia a importância da diversificação
de produtos e de ações para maximizar as oportunidades de fidelizar clientes e
aumentar as vendas em datas comemorativas”, explicou Gonçalves.
A pesquisa consultou 157 empresas varejistas mineiras entre os
dias 22 e 24 de abril, os mesmos estabelecimentos que participaram da pesquisa
Expectativa de Vendas Páscoa 2025, também conduzida pela Fecomércio MG. Foram
incluídos na amostra minimercados, mercearias e armazéns, hipermercados e
supermercados, açougues e peixarias, padarias, laticínios, lojas de doces,
balas e semelhantes, estabelecimentos de bebidas e hortifrutigranjeiros.