Após prisão e polêmicas, vereador Altair Nogueira renuncia no Sul de Minas - ALÔ ALÔ CIDADE

Após prisão e polêmicas, vereador Altair Nogueira renuncia no Sul de Minas

Compartilhar isso

Investigado pela PF, político já foi preso em operação contra corrupção.
Legislador é acusado de corrupção de menores em Três Corações

01/04/2014 16:37
O vereador Altair Nogueira (PPS) renunciou à função durante sessão da Câmara Municipal de Três Corações nesta segunda-feira (31). Ele estava no segundo mandato e em dezembro de 2013 ele já havia renunciado ao cargo de presidente do Legislativo. Agora, quem assume a cadeira é o suplente, Jorge Machado (PPS).

O vereador comunicou, por meio de uma rede social, que se afastou para cuidar da saúde. “Renunciei ao mandato para cuidar da saúde, mas não abandonarei a luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Saio com a certeza do dever cumprido”, disse.

Altair Nogueira renuncia à presidência da Câmara de Três Corações, MG (Foto: Reprodução EPTV)
Altair Nogueira renuncia à Câmara de
Três Corações, MG (Foto: Reprodução EPTV)
O vereador foi um dos 35 presos por suspeita de participação num esquema de fraudes em contratos e licitações, que pode ter desviado cerca de R$ 30 milhões dos cofres da Prefeitura de Três Corações. Entre as irregularidades apontadas pela Polícia Federal, está o superfaturamento nos contratos e obras que foram pagas, mas não foram realizadas pelas empresas contratadas.

Todos os detidos na operação “Metástase 57”, em dezembro de 2013, já estão em liberdade.

Altair Nogueira ainda é suspeito de corrupção de menores após imagens registradas em um sítio em Varginha, durante uma festa, terem ido parar na internet. Nas imagens, duas mulheres aparecem fazendo poses sensuais e praticando sexo com os suspeitos, e uma delas iria fazer 16 anos na época. Nogueira e o dono de um jornal de Três Corações foram convocados a prestar depoimento para uma comissão da Câmara dos Deputados que investigava turismo sexual de menores no Brasil.

Altair Nogueira postou texto em rede social para anunciar renúncia (Foto: Reprodução/ Facebook)
Altair Nogueira postou texto em rede social para anunciar renúncia (Foto: Reprodução/ Facebook)

Investigações
O delegado da Polícia Federal, João Carlos Girotto, informou que entre esta terça-feira (1º) e sexta-feira (4) cerca de 10 pessoas envolvidas na Operação Metástase 57 devem prestar depoimento na sede da delegacia, em Varginha. Após a conclusão, o inquérito será encaminhado ao judiciário de Três Corações e repassado ao Ministério Público, que fará a análise dos autos e decidir se faz ou não a denúncia contra os suspeitos. Caso isso aconteça, tem início novo processo criminal na justiça comum.
Presidente da Câmara de Três Corações aparece em imagens de festa em Varginha (Foto: Reprodução EPTV)
Altair Nogueira aparece com menores em festa
em Varginha (Foto: Reprodução EPTV)

O inquérito que envolve Altair Nogueira no caso de suspeita de abuso sexual com menores de idade foi concluído pela Policia Civil de Varginha em junho do ano passado. Ele foi encaminhado à justiça estadual e segue em segredo judicial.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga abusos sexuais contra crianças e adolescentes, formada em Brasília (DF), informou que continua com audiências e diligências. O prazo para encerramento da fase de depoimentos deveria encerrar-se no dia 22 de abril, mas os responsáveis pela CPI já pediram à Assembleia Legislativa a prorrogação da data. Altair Nogueira foi convocado pela comissão a prestar depoimento em julho do ano passado.

Leia também:

Leia mais em: G1