Sul de Minas terá a construção de mais 3 unidades prisionais, diz secretaria - ALÔ ALÔ CIDADE

Sul de Minas terá a construção de mais 3 unidades prisionais, diz secretaria

Compartilhar isso
14/11/2013 15h00 - Atualizado em 14/11/2013 15h00

Sul de Minas terá a construção de mais 3 unidades prisionais, diz secretaria

Presídios serão construídos em Poços de Caldas, Machado e Lavras.
Outras unidades em Itajubá e Alfenas irão passar por reforma.

A Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais anunciou nesta quinta-feira (14) durante encontro da cúpula da Segurança Pública em Poços de Caldas (MG), a construção de três novas unidades prisionais no Sul de Minas. Os novos presídios serão construídos em Poços de Caldas, Machado (MG) e Lavras (MG). Além das novas unidades, duas já existentes serão ampliadas em Itajubá (MG) e Alfenas. Segundo o subsecretário de administração prisional, Murilo Andrade Oliveira, as novas unidades devem resultar em 1,7 mil vagas para detentos na região.

Participaram do encontro em Poços de Caldas o secretário de estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz; o comandante da Polícia Militar, Coronel Márcio Martins Santana; a chefe-adjunta da Polícia Civil, delegada Maria de Lourdes Camili, além de representantes das polícias civil e militar das 55 que fazem parte da 18ª Região Integrada de Segurança Pública.

Além dos anúncios, também foram discutidas estratégias de combate à criminalidade na região. Um dos temas discutidos foi o aumento de ataques a caixas eletrônicos no Sul de Minas. Só neste ano, já foram 60 ocorrências na região.

"Essa é uma modalidade que apresenta grande dificuldade no combate porque a circulação de explosivos de controle é muito vulnerável, muito frágil. Então é muito comum essas pessoas terem esses explosivos às mãos. Outra coisa que dificulta é a execução desse tipo de crime, que é feita em poucos minutos. Eles explodem às vezes com uma desproporção do artefato utilizado, o que dificulta muito a gente ter uma vigilância, até mesmo uma vigilância solidária, já que o cidadão que circula pelas ruas não consegue auxiliar porque é tudo muito rápido", disse o comandante da PM, Márcio Martins Santana.


Cúpula da Segurança Pública se reúne em Poços de Caldas (Foto: Reprodução EPTV)

 
Veja mais em: G1