Menor nível de rio em 10 anos faz usina reduzir produção de energia - ALÔ ALÔ CIDADE

Menor nível de rio em 10 anos faz usina reduzir produção de energia

Compartilhar isso
17/01/2014 23:04

Bacia do Rio Grande abastece 13 usinas hidrelétricas e estiagem preocupa.
Usina de Perdões diminui geração e outra em Itutinga pode fazer o mesmo.

A falta de chuva nos últimos meses fez o nível do Rio Grande baixar, atingindo o pior nível dos últimos 10 anos. A Bacia do Rio Grande abastece 13 usinas hidrelétricas, e por causa da seca, a geração de energia já foi reduzida na Usina do Funil, em Perdões (MG), e a Usina de Camargos, em Itutinga (MG), pode adotar a mesma iniciativa. O Rio Grande abastece 48 municípios de Minas Gerais e três no Estado de São Paulo.

O Rio Grande nasce em Bocaina de Minas (MG) e deságua no Rio Paraná, na divisa com o Estado de São Paulo. Ele funciona como uma grande caixa d'água que abastece as 13 usinas hidrelétricas. A primeira é a de Camargos, em seguida a do Funil e por fim a de Furnas, a maior da Bacia do Rio Grande.

Segundo o engenheiro de planejamento do sistema elétrico da Cemig, Ivan Carneiro, as hidrelétricas estão com o abastecimento reduzido a um terço da capacidade. A vazão do rio que passa pela Usina do Funil diminuiu bastante e atualmente está em 156 metros cúbicos por segundo, vazão que equivale a cinco vezes menos do que no mesmo período do ano passado.

O baixo nível do Rio Grande refletiu diretamente no funcionamento da usina. Desde o inicio do mês, das três unidades geradoras, uma está desligada. Somente a Usina do Funil está deixando de fornecer energia suficiente para atender cerca de 150 mil pessoas.
    Baixo nível de Rio Grande faz usina reduzir produção de energia no Sul de Minas (Foto: Reprodução EPTV / Erlei Peixoto)
    Baixo nível de Rio Grande faz usina reduzir produção de energia no Sul de Minas
    (Foto: Reprodução EPTV / Erlei Peixoto)
Cada unidade geradora possui uma turbina capaz de gerar, no mínimo, 25 megawatts de energia. Para que ela funcione, é necessário que o nível do reservatório seja constante. O sistema é chamado de fio d'água, que gera energia com uma quantidade mínima de água, o que significa que, se a vazão do rio estiver menor, a única saída é diminuir o número de unidades geradoras.

Já a hidrelétrica de Camargos é do tipo reservatório, em que a geração de energia depende exclusivamente do nível da represa. A usina está a pouco mais de 903 metros acima do nível do mar, quase 10 metros abaixo do nível máximo. Se ela descer mais quatro metros, a situação pode piorar e afetar a produção de energia na usina, o que, para o representante da Cemig, não é motivo de preocupação, pois o fornecimento de energia pode vir de outras fontes.

A Cemig disse ainda que a expectativa é de que até o fim deste mês a chuva apareça com mais intensidade na região, melhorando o nível dos reservatórios. O engenheiro de planejamento da Cemig disse que não há prejuízos em termos de abastecimento de energia para a população, o que acontece é que as usinas acabam gerando menos energia do que poderiam gerar nos reservatórios.



Leia mais em: G1