Municipio de Extrema busca fornecedores locais - ALÔ ALÔ CIDADE

Municipio de Extrema busca fornecedores locais

Compartilhar isso

Prefeitura de Extrema elevará a 60% compras de empresas locais


22/01/2014 21:52
Depois de alguns municípios mineiros terem registrado experiência favorável quanto ao incentivo da participação de empresas das próprias cidades em suas licitações, agora é a vez de Extrema, no Sul do Estado, adotar políticas neste sentido. A prefeitura da cidade, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Extrema (Aciex), está orientando os empresários locais sobre os processos, como forma de fortalecer a economia da região.

Prefeitura de Extrema - Foto: Site Prefeitura de Extrema


Segundo o vice-prefeito da cidade e coordenador do projeto, João Batista da Silva, a meta é triplicar a participação das empresas ainda no primeiro semestre de 2014. Conforme ele, do total das compras governamentais realizadas atualmente pelo município, apenas 20% são realizadas junto a fornecedores de Extrema e o restante (80%) é negociado com empresas de fora.

"A meta é elevar essa participação para 60%. Os outros 40% acabarão sendo supridos por empresas de outras regiões por motivos específicos, como porte das companhias, ramo de atuação e até mesmo condições de preços", justifica.

A medida integra o plano de gestão do Executivo municipal traçado para este exercício e foi criada a partir de orientações da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e promete fortalecer a economia local, uma vez que aumenta a circulação de dinheiro na cidade, bem como a geração de emprego e renda.

O primeiro passo, de acordo com o vice-prefeito, foi a elaboração de uma cartilha com orientações que está sendo distribuída aos empresários. Na publicação constam informações básicas para a participação em um certame, que vão desde a organização dos documentos necessários à precificação dos produtos e serviços.

E para mobilizar ainda mais os comerciantes, o projeto contou com uma palestra acerca do tema, quando os participantes puderam esclarecer dúvidas e solicitar orientações. "Acho que a partir de agora esse interesse vai se intensificar, pois foi a primeira oportunidade que os empresários tiveram de debater sobre o assunto", diz Silva.

Barroso - A cidade de Barroso, no Campo das Vertentes, é um exemplo de município que encontrou nas licitações por produtos e serviços do Executivo uma forma eficaz de gerar riqueza e desenvolvimento para a região. O trabalho para elevar a participação das empresas locais nas concorrências públicas teve início em maio do ano passado e em julho o número de vencedores já havia sido maior entre as empresas da cidade em relação às de fora.

Somente naquele mês o nível de aproveitamento por empresários da cidade chegou a 67% do total. Mas a meta era encerrar 2013 com pelo menos 35% de participação nas compras da prefeitura. Até 2012, a média não passava de 25%.

O trabalho realizado pela prefeitura de Barroso foi semelhante ao adotado por Extrema. Incluindo, basicamente, esclarecimentos acerca das concorrências e um convite formal para o ingresso nas licitações.


Leia mais em: Diário do Comércio

CIDADE NEWS

-