Surto de dermatite leva mais de 200 pessoas aos hospitais na região - ALÔ ALÔ CIDADE

Surto de dermatite leva mais de 200 pessoas aos hospitais na região

Compartilhar isso
08/01/2014 12h35- Atualizado em 08/01/2014 19:40

Problema acontece em São José da Barra e em Alpinópolis.
Pacientes apresentam vermelhidão na pele, irritação e coceira.

Um surto de dermatite está chamando a atenção em São José da Barra (MG) e Alpinópolis (MG). Cerca de 200 pessoas já teriam apresentado os sintomas. Conforme as autoridades de saúde dessas cidades, as reações teriam aparecido há cerca de um mês, mas se intensificaram no começo deste ano. Os pacientes têm procurado atendimento médico apresentando vermelhidão na pele, irritação e coceira.
 
Segundo o médico José de Lage Faria, só nos últimos 15 dias em Alpinópolis, 50 pessoas procurarm o hospital da cidade com os mesmos sintomas. Os moradores acreditam que o problema tenha sido causado por produtos usados na pulverização aérea das lavouras de cana-de-açucar da região.

A Secretaria de Saúde de São José da Barra ainda não tem um levantamento de quantas pessoas procuraram atendimento apresentando a alergia. A secretária de Saúde, Maria Roseli, disse que não vai falar sobre o surto, mas aguarda resultado de exames sorológicos encaminhados para a Secretaria Regional de Saúde de Passos (MG). Conforme o advogado da prefeitura Rômulo de Oliveira Fraca, os representantes dos órgãos de saúde só irão falar sobre o assunto quando tiveram o resultado dos exames.

A Coordenação de Epidemiologia da Superintendência Regional de Saúde de Passos disse que recebeu informações sobre o problema em São José da Barra no dia 23 de dezembro. Segundo a superintendência, o problema teria começado no dia 5 de dezembro. A primeira suspeita foi de intoxicação por agrotóxico. Ainda segundo o órgão, o município acionou a Polícia Militar Ambiental, que fez a investigação e colheu material para exames toxicológicos de dois adolescentes que apresentaram os sintomas. Novos materiais também foram colhidos nos últimos dias. Todo o material foi encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias, que ainda não apresentou os resultados.




Leia mais em: G1