Prédio onde unidade vai funcionar não tem aprovação dos bombeiros.
Apenas dois terços dos equipamentos foram comprados pela Saúde.
05/02/2014 14:08
Inaugurada há 1ano e 2 meses, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Poços de Caldas
(MG) ainda não realizou nenhum atendimento na cidade. As razões são a
falta de aprovação no projeto de combate a incêndio e pânico e o impasse
na licitação para compra de equipamentos.
Segundo a Secretaria de Saúde, o prédio que ocupa uma área de 2 mil metros no bairro José Carlos custou R$ 7 milhões e foi inaugurado em dezembro de 2012. Entretanto, em janeiro de 2013 ainda faltavam pinturas, forros nos corredores e iluminação na edificação. Em agosto, as obras de acabamento ainda não tinham sido concluídas. De lá para cá, o funcionamento foi adiado várias vezes.
Para que a UPA receba pacientes, o projeto da edificação deve ser adaptado e pequenas intervenções ainda terão que ser feitas para que a população seja atendida. Segundo o secretário adjunto de Saúde, Antônio Ângelo Rocha, a UPA ainda precisa de equipamentos médicos. “Dois terços dos aparelhos foram adquiridos e o restante ainda está em processo de licitação”, considerou.
Já em relação às adequações no espaço, o Corpo de Bombeiros analisou o projeto de Combate A Incêndio e Pânico da unidade e indicou algumas adequações. “A largura das portas nas rotas de fuga deve ser maior. Devem passar de 1m20 para 1m75”, explicou o tenente Douglas Soares.
Questionado, o secretário de Obras, Aldo Foltz Hanser, argumentou que a
estrutura física da unidade foi inaugurada ao final da antiga
administração. “Até agora nenhum atendimento foi realizado, mas
obviamente que a UPA não poderia ter sido inaugurada antes de estar
pronta.
Agora, faltam poucos detalhes para a entrega do serviço. Estamos trabalhando na instalação de placas e luminárias de emergência”, disse. Ainda de acordo com ele, o prazo máximo para o funcionamento é abril deste ano.
O ex-prefeito, Paulo César Silva, que inaugurou a obra antes de deixar a administração da cidade foi procurado, mas até esta publicação não havia sido localizado.
Leia mais em: G1
Segundo a Secretaria de Saúde, o prédio que ocupa uma área de 2 mil metros no bairro José Carlos custou R$ 7 milhões e foi inaugurado em dezembro de 2012. Entretanto, em janeiro de 2013 ainda faltavam pinturas, forros nos corredores e iluminação na edificação. Em agosto, as obras de acabamento ainda não tinham sido concluídas. De lá para cá, o funcionamento foi adiado várias vezes.
Para que a UPA receba pacientes, o projeto da edificação deve ser adaptado e pequenas intervenções ainda terão que ser feitas para que a população seja atendida. Segundo o secretário adjunto de Saúde, Antônio Ângelo Rocha, a UPA ainda precisa de equipamentos médicos. “Dois terços dos aparelhos foram adquiridos e o restante ainda está em processo de licitação”, considerou.
Já em relação às adequações no espaço, o Corpo de Bombeiros analisou o projeto de Combate A Incêndio e Pânico da unidade e indicou algumas adequações. “A largura das portas nas rotas de fuga deve ser maior. Devem passar de 1m20 para 1m75”, explicou o tenente Douglas Soares.
Falta de laudo e impasse em licitação impede funcionamento de unidade em Poços de Caldas (Foto: Reprodução EPTV / Michel Diogo) |
Agora, faltam poucos detalhes para a entrega do serviço. Estamos trabalhando na instalação de placas e luminárias de emergência”, disse. Ainda de acordo com ele, o prazo máximo para o funcionamento é abril deste ano.
O ex-prefeito, Paulo César Silva, que inaugurou a obra antes de deixar a administração da cidade foi procurado, mas até esta publicação não havia sido localizado.
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