Justiça determina melhoria da qualidade da água em Elói Mendes - ALÔ ALÔ CIDADE

Justiça determina melhoria da qualidade da água em Elói Mendes

Compartilhar isso

Moradores reclamam há dois meses de líquido com aspecto amarelado.
Prefeitura e Saae terão que fazer limpeza do manancial e dos filtros.

19/02/2014 10:45
O juiz Reginaldo Nakajima, da primeira vara cível de Elói Mendes, acatou na tarde desta terça-feira (18) o pedido do Ministério Público para que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a prefeitura tomem medidas para melhorar a água fornecida no município. Há quase dois meses, os moradores da cidade reclamam que a água que chega às casas está amarelada.
Entre as determinações da sentença, o Saae e a prefeitura precisam conseguir licença e fazer a limpeza do manancial que abastece a estação de água. Caso contrário, a multa aplicada será de R$ 20 mil. A Justiça determinou ainda a suspensão imediata da cobrança da conta de água, como já havia proposto o Ministério Público. Se não cumprir a ordem judicial, o Saae será multado em R$ 1 mil por dia.

Além disso, será preciso ainda fazer a limpeza e manutenção de todos os filtros da estação de tratamento. O diretor do Saae de Elói Mendes, José Maurício dos Reis, informou que o Saae só vai se posicionar sobre a sentença depois de receber a notificação da Justiça.

Moradores reclamam de água amarelada em Elói mendes (Foto: Reprodução EPTV / Tarcísio Silva)
Moradores reclamam de água amarelada em Elói mendes (Foto: Reprodução EPTV / Tarcísio Silva)
Água amarelada
No dia 30 de janeiro, o jornal mostrou que em muitas casas a água saía das torneiras com uma coloração amarelada. Alguns moradores alegaram que o problema acontecia desde dezembro de 2013. Na ocasião, o diretor do Saae garantiu a boa qualidade da água. No entanto, a afirmação do diretor foi contestada pelo Ministério Público, que solicitou à Vigilância Epidemiológica Estadual que fizesse uma inspeção sanitária na água distribuída em Elói Mendes.

Em nota à imprensa, o MP informou que a água está sendo tratada de forma inadequada por causa da saturação dos filtros. Além disso, o laudo feito ainda aponta que a água está com teor de ferro acima do permitido pelo Ministério da Saúde, estando imprópria para o consumo e colocando em risco a saúde da população.

Saiba mais:
MP pede paralisação da cobrança da tarifa de água em Elói Mendes


Leia mais em: G1

CIDADE NEWS

-