Curso de introdução para um dos mercados mais promissores do Brasil nos últimos anos, a aviação, agora em Lavras
18/02/2014 16:00
O primeiro passo para quem quer ser um mecânico de manutenção de aeronaves, é ter conhecimento técnico, saber o mínimo necessário para encarar uma profissão que é responsável pela verificação e pela manutenção de todos os componentes de uma aeronave, compreendendo desde a iluminação da cabine até chegar ao motor e trem de pouso, conforme a especialidade escolhida. Quem pretende se aventurar nesta promissora carreira deve, primeiro, ter o perfil investigativo e gostar da aviação.
Professor e engenheiro aeronáutico Roberto Brandão Serrano, trabalhando na montagem de uma aeronave no hangar do Aeroclube de Lavras. Foto: Jornal de Lavras |
Com a descoberta de petróleo na camada de pré-sal em Macaé, o número de voos para as plataformas aumentaram. Isso esvaziou o mercado, já que a maioria dos profissionais migrou para a região de Macaé, com isso, profissionais capacitados para cuidar da parte mecânica das aeronaves, o que torna o setor promissor e fez a procura por capacitação aumentar. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a procura por esse profissional cresceu 194% nos últimos dez anos.
Agora existe em Lavras um curso de Conhecimento Técnico de Aeronaves, no qual o aluno aprofunda seus conhecimentos no Grupo Moto Propulsor, que são: motores e hélices; na Célula de Aeronaves, que compreende a fuselagem, trem de pouso, superfícies primárias de comando, superfícies secundárias de comando, comandos de cabine, sistemas hidráulicos e pneumáticos, sistemas de combustível, oxigênio e pressurização.
O curso abrange também conhecimentos do Sistema Aviônica, que compreende o sistema elétrico, rádio e instrumentos de voo e navegação. A Teoria de Voo, o ambiente de voo; a Aerodinâmica de baixa velocidade. Fatores Humanos na Manutenção, como a Segurança da manutenção de aeronaves em ambientes de trabalho. Práticas de Hangar: que são os procedimentos de postura e segurança em área operacional, no caso, pista de taxiamento e decolagem e hangares.
As aulas serão ministradas às segundas e terças-feiras, das 19h às 22h, nas salas de aulas do Curso Admissão, na rua Francisco Salles, n° 666, próximo a esquina com a rua Chagas Dória. O Curso será ministrado pelo empresário e Mestre em Engenharia Aeronáutica Roberto Brandão Serrano, da Kaüss Aeronáutica. Às aulas terão início dia 10 de março, e terá dois meses de duração, o equivalente a 48 horas/aula. As inscrições já estão abertas e se estenderão até o dia 7 de março, no Aeroclube de Lavras.
Leia mais em: Jornal de Lavras
Leia mais em: Jornal de Lavras