Sul de Minas recebe maior feira do agronegócio do café no Brasil - ALÔ ALÔ CIDADE

Sul de Minas recebe maior feira do agronegócio do café no Brasil

Compartilhar isso

Agricultores e fornecedores se reúnem para aprimorar plantio e colheita do grão, fortalecendo a economia cafeeira do Estado

29/06/2015 18:29
ExpoCafé 2014 - Fotos: Bruno Lavorato


A cidade de Três Pontas, no Sul de Minas, vai sediar, nesta semana, a 18ª edição da Expocafé, maior feira do agronegócio do café no Brasil. Dos dias 1º a 3 de julho, visitantes terão a oportunidade de conhecer as principais novidades e tecnologias para o setor, além de poder participar de minicursos gratuitos oferecidos pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em parceria com a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel). Vinte e duas mil pessoas são aguardadas no evento.

A programação inclui exposição de produtos e serviços para o manejo do café. Serão 150 estandes instalados na fazenda experimental da Epamig, localizada na MG-167. Técnicos da empresa vão demonstrar o funcionamento de máquinas e implementos. O objetivo é melhorar a renda e a qualidade de vida do produtor rural, dando impulso à geração de empregos no setor. Na edição 2014, foram fechados cerca de R$ 220 milhões em negócio.

Cafeicultor há 30 anos na cidade de Itamogi, no Sul de Minas, João Batista Marques aproveitou edições anteriores para modernizar sua lavoura. “Mecanizar o campo é fundamental para o agricultor, pois contribui para que os pés de café rendam o máximo. Na feira, temos contato com o que há de mais tecnológico para as plantações”, comenta. Outra preocupação do agricultor é o combate às doenças do campo. Conhecida como “olho-de-pomba”, a cercosporiose tira o sono de “Seu” João Batista. “A cercosporiose é, de longe, a pior doença. Ela pode destruir o pé e diminui bastante a produtividade”.

Ciente do problema, a Epamig vai abordar esse e outros males do campo no “Ciência Móvel”, ônibus transformado em laboratório que vai estacionar em Três Pontas durante toda Expocafé. “Seu” João Batista e os demais cafeicultores receberão informações para o combate e controle das pragas na lavoura, protegendo assim a produção. A feira é uma realização entre o Governo do Estado, Cocatrel e Epamig.  


Minas Gerais e o Café
A safra de Minas Gerais prevista para 2015 é de 23,3 milhões de sacas, equivalente à metade do que será produzido no Brasil. De janeiro a maio deste ano, a exportação de café rendeu R$ 1,6 bilhão aos agricultores mineiros. São mais de um milhão de hectares plantados e quatro milhões de empregos diretos e indiretos gerados no Estado pela agricultura do café.

6º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira
Pesquisadores, professores universitários, técnicos e cafeicultores vão se reunir na fazenda experimental da Epamig, no dia 30 de junho, para discutir sobre tecnologia e produção mecanizada do café. O simpósio antecede a Expocafé e é uma oportunidade para os inscritos fazerem intercâmbio de informações sobre o setor.

Serviço
Para conferir toda a programação ou fazer inscrição nos eventos, basta entrar no site http://expocafe.com.br.

Imprensa
O Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Cruz Reis Filho, vai participar da abertura da Expocafé 2015, no dia 1/7. Para agendar entrevistas, é só ligar (31) 3915-8553. O personagem João Batista Marques pode ser encontrado no (35) 9961-1476 ou (35) 9132-0955. A assessoria de comunicação do evento está a cargo da Link Comunicação Empresarial, no (35) 8863-8589.

Informações: SEGOV (Governo de Minas)
Fotos: https://www.flickr.com/photos/expocafe/