Governo de Minas certifica Santa Rita do Sapucaí como Parque Tecnológico - ALÔ ALÔ CIDADE

Governo de Minas certifica Santa Rita do Sapucaí como Parque Tecnológico

Compartilhar isso

Município conhecido nacionalmente como Vale da Eletrônica passa a contar com benefícios para ampliação e atração de novas empresas

Governo de Minas certifica Santa Rita do Sapucaí como Parque Tecnológico - Foto: Matheus Fonseca


O governador Romeu Zema entregou, na tarde desta terça-feira (12/1), o documento que certifica o município de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, como Parque Tecnológico Aberto. O Vale da Eletrônica passa a contar, a partir de agora, com políticas públicas específicas e benefícios fiscais, como acesso a financiamento com taxas mais vantajosas. Com isso, há a expectativa de crescimento no número de empresas instaladas na cidade, além de ampliação das já existentes.
Governo de Minas certifica Santa Rita do Sapucaí como Parque Tecnológico - Foto: Matheus Fonseca



“O reconhecimento do município como Parque Tecnológico certamente irá abrir muitas portas para novos investimentos. Um dos principais polos de desenvolvimento tecnológico do Brasil passa a ser reconhecido nacional e internacionalmente, promovendo novas conexões, formalização de parcerias e geração de empregos”, destacou o governador Romeu Zema.

Desenvolvimento e inovação

Desde 2015, empresas e município solicitam ao Estado o reconhecimento. O trabalho feito pelo Governo de Minas vai possibilitar diversas oportunidades. O polo de tecnologia poderá ter acesso a incentivos públicos, como tratamento tributário diferenciado. Além disso, o município potencializa o ecossistema de inovação por meio da facilitação da interação em um espaço dos agentes envolvidos, intensificando a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação, fomentando assim a atração de novos investimentos.

Atualmente, Santa Rita é um espaço de Arranjo Produtivo Local (APL) de eletroeletrônicos, com mais de 150 empresas, quase 15 mil empregos e R$ 3,2 bilhões de faturamento. Assim, é um dos principais polos de desenvolvimento tecnológico do Brasil, sendo reconhecido pela alta qualidade de seus produtos que são exportados para diversos países.

“O Parque Tecnológico Aberto de Santa Rita do Sapucaí vai promover ainda mais o desenvolvimento econômico de Minas. O Vale da Eletrônica vai garantir a visibilidade das startups e das empresas já desenvolvidas, garantindo a geração de emprego e renda”, disse o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Referência em ensino

Com o reconhecimento, Santa Rita do Sapucaí passa a ser o 6º Parque Tecnológico de Minas Gerais. O Estado é referência no país em ensino e pesquisa, sendo a unidade da Federação com o maior número de universidades públicas do Brasil.

Com informações Agência Minas.