Aberta consulta pública sobre concessão do Parque das Águas de Caxambu - ALÔ ALÔ CIDADE

Aberta consulta pública sobre concessão do Parque das Águas de Caxambu

Compartilhar isso

Prazo de vigência do contrato será de 30 anos. Manifestações podem ser registradas até 28/04


Aberta consulta pública sobre concessão do Parque das Águas de Caxambu - Foto: Acervo Codemge


Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) está com consulta pública aberta, até 28/04, para concessão do Parque das Águas de Caxambu. O objetivo é que investidores, entidades da sociedade civil, turistas e população em geral contribuam com as definições do edital que será elaborado para concessão do empreendimento. Os interessados em participar dessa consulta devem preencher o formulário disponível em www.codemge.com.br/consultaspublicas.

Aberta consulta pública sobre concessão do Parque das Águas de Caxambu - Foto: Acervo Codemge




Sobre a concessão

A concessão será para prestação de serviços de gestão, operação e manutenção, bem como a execução de obras e serviços de engenharia. Está incluída a exploração do Balneário Hidroterápico e de seus equipamentos, tais como banheiras, duchas, saunas e piscina interna. Não integram o objeto da concessão a engarrafadora e o direito minerário. O concessionário fará o uso da água e suas fontes, enquanto a Codemge continuará com a responsabilidade pelo direito minerário.

Entre as ações a serem realizadas pelo futuro concessionário está previsto um investimento na ordem de R$ 11 milhões. O prazo de vigência do contrato será de 30 (trinta) anos.

Está garantido à população o horário de acesso gratuito ao parque, das 7h às 9h, como é realizado atualmente. Também será mantido o horário mínimo de funcionamento. 

Além disso, todos os serviços - limpeza, segurança, entre outros - serão realizados pelo futuro concessionários, que será avaliado por indicadores de desempenho visando a melhor prestação de serviço para o cidadão.

Parque

O Parque das Águas Dr. Lisandro Carneiro Guimarães é conhecido por suas águas minerais terapêuticas e conta com área de 210 mil metros quadrados. O espaço reúne um gêiser, um coreto, esculturas e diversos outros elementos paisagísticos e mobiliários, além de dez fontanários de águas minerais, cada uma delas com propriedades diferentes.

O empreendimento oferece atrações para todos os gostos e idades, com quadras de tênis de saibro, quadras de vôlei tradicional e de areia, pista de corrida/caminhada, área de piquenique, piscinas de água mineral (adulto e infantil), vestiários, ringue de patinação e playground, entre outros exemplos.

O conjunto arquitetônico e paisagístico do Parque das Águas integra o cenário urbano de Caxambu e a história da cidade. Os prédios do balneário, do engarrafamento de águas, dos fontanários e do coreto configuram um acervo arquitetônico, abarcando tipologias como ecletismo, art nouveau, art decó, neoclássico e moderno. O parque também conta com mobiliário valioso, a exemplo das obras do Chico Cascateiro, das peças que decoram o balneário e da estátua Ninfa do Lago. Há também jardins, um lago ornamental e outro lago, de maiores dimensões.

As fontes de água mineral são outros destaques, com suas propriedades medicinais e seus pavilhões que as tornam únicas. São elas: Dona Leopoldina; Conde D’eu e Princesa Isabel; Duque de Saxe; Beleza; Dom Pedro; Viotti; Viotti Menor; Venâncio; Mayrink; e Ernestina Guedes.

​O fluxo de visitantes no Parque das Águas é de 120 mil pessoas por ano. A população do município de Caxambu é de aproximadamente 20 mil habitantes. 

Balneário

Localizado dentro do Parque das Águas de Caxambu, o Balneário é um tradicional centro hidroterápico que conta com os mais modernos equipamentos do mercado, além de instalações recém-reformadas.

Há mais de 30 serviços disponíveis, que se dividem entre banhos (de imersão em água mineral ou o aromático), duchas (como a Vichy, escocesa e a circular), sauna masculina úmida e seca, massagens (mediante agendamento), banheiras de Hidromassagem e o banho Pérola (banheira de hidromassagem que realiza uma relaxante esfoliação na pele, através de jatos de ar).

No Balneário, também é possível realizar tratamentos faciais, depilação corporal e facial, terapias holísticas e tratamentos de medicina tradicional chinesa, dando ao espaço a característica de um grande spa termal.

Aberta consulta pública sobre concessão do Parque das Águas de Caxambu - Foto: Acervo Codemge


Com informações: CODEMG

PUBLICIDADE