PIB dos Municípios Mineiros: 21 Cidades Impulsionam Mais da Metade do Resultado Total em 2021 - ALÔ ALÔ CIDADE

PIB dos Municípios Mineiros: 21 Cidades Impulsionam Mais da Metade do Resultado Total em 2021

Compartilhar isso

Fundação João Pinheiro revela dados que destacam a influência de Itabira e Catas Altas no PIB per capita e ganhos de participação no produto agregado do estado

 


PIB dos Municípios Mineiros: 21 Cidades Impulsionam Mais da Metade do Resultado Total em 2021 - Foto: redes sociais

Na última sexta-feira (15/12), a Fundação João Pinheiro (FJP) apresentou os dados do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios mineiros referentes a 2021, revelando que 21 cidades foram responsáveis por mais da metade do PIB total de Minas Gerais, estimado em R$ 857,6 bilhões.

 

Das 853 cidades do estado, 50 municípios representaram impressionantes 66,8% do indicador, enquanto 242 localidades formaram 90% do resultado. Belo Horizonte lidera como a maior contribuinte (12,3%), seguida por Uberlândia (5%), Contagem (4,3%), Betim (3,9%) e Nova Lima (2,5%).

 

PIB per capita em destaque

Catas Altas se destacou como o município com o maior PIB per capita, atingindo R$ 920.833,97. Já no período de 2010 a 2021, Extrema foi o município com maior ganho de participação no PIB estadual.

 

O pesquisador da FJP, Thiago Almeida, ressalta que a indústria extrativa mineral, especialmente o minério de ferro, foi predominante em seis dos dez municípios com o maior PIB per capita. A retomada da extração após o incidente em Brumadinho, somada aos preços favoráveis, impulsionou a região do quadrilátero ferrífero.

 

Vocações regionais e diversidade

Os dados revelam a diversidade nas vocações econômicas dos municípios mineiros. Agricultura foi destaque em 109 cidades, enquanto 51 tiveram na indústria de transformação sua principal atividade. A produção de commodities agrícolas, como soja em Unaí, impulsionou a economia em 2021.

 

Indústrias extrativas lideraram em 29 cidades, geração de eletricidade em 15, pecuária e produção florestal em sete, comércio em seis e construção civil em dois.

 

Destaques em ascensão

Itabira e Catas Altas se destacaram não apenas no PIB per capita, mas também nos ganhos de participação no PIB estadual em 2021, impulsionados pela retomada da produção minerária e pelos aumentos expressivos nas cotações do minério de ferro.

 

A divulgação do PIB dos municípios, com defasagem de dois anos, é resultado de um complexo cálculo coordenado pelo IBGE em parceria com institutos estaduais de estatísticas, sendo a Fundação João Pinheiro a responsável em Minas Gerais.


Confira aqui o informativo técnico completo.