Caxambu fortalece economia local com profissionalização de artesãos - ALÔ ALÔ CIDADE

Caxambu fortalece economia local com profissionalização de artesãos

Compartilhar isso

Programa de Gestão do Artesanato capacita trabalhadores e impulsiona setor na cidade

Equipe do Sistema Faemg Senar e Sindicato Rural de Caxambu celebram conclusão do Progearte - Foto: Faemg/Senar

A cidade de Caxambu (MG), é reconhecida nacionalmente como uma das principais estâncias hidrominerais do país. Turistas de diversas regiões visitam o município ao longo do ano em busca de suas famosas águas gasosas naturais com propriedades terapêuticas. Esse fluxo constante de visitantes impulsiona a economia local e favorece setores como o artesanato, que reflete a identidade cultural da região.


Atento a essa oportunidade de mercado, o Sistema Faemg Senar, em parceria com o Sindicato Rural de Caxambu, promoveu mais uma edição do Programa de Gestão do Artesanato (Progearte). A iniciativa tem como objetivo profissionalizar artesãos, aprimorando técnicas de produção e capacitando-os para os desafios do mercado, ampliando suas oportunidades de negócio. Nesta edição, 13 artesãos participaram do programa, produzindo uma diversidade de itens, como estandartes, quadros, peças em macramê, crochê, madeira, tecido e velas.


O presidente do Sindicato Rural de Caxambu, Eduardo Rafael, destacou a relevância do programa para a cidade. 


“O Progearte é uma oportunidade de profissionalização e de reconhecimento da qualidade do trabalho local”, afirmou. Ele também ressaltou o impacto positivo do artesanato em outras cadeias produtivas. “Caxambu tem no turismo uma de suas principais atividades econômicas, e muitas famílias vivem da comercialização de artesanato, que, em grande parte, utiliza matérias-primas regionais adquiridas de produtores locais”.


De acordo com o instrutor Rhaavi Dionísio de Souza, o Progearte vai além do ensino de técnicas, oferecendo uma abordagem estratégica para que os artesãos atuem de forma mais profissional. 


“Promovemos mudanças significativas na qualidade da produção artesanal e na gestão dos negócios. Os participantes aprimoram conhecimentos técnicos, desenvolvem habilidades específicas e fortalecem a colaboração entre si”, destacou.


Com nove módulos, o Progearte abrange temas como produção artesanal, gestão de negócios, marketing, precificação, custo de produção e rotulagem. O programa teve início em outubro do ano passado e, no último sábado, dia 25, realizou sua feira de encerramento no ringue de patinação do Parque das Águas de Caxambu, proporcionando aos artesãos a oportunidade de expor e comercializar seus produtos diretamente ao público.



CIDADE NEWS

-