Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares Conquista Certificação Pioneira da Fiocruz em Minas Gerais - ALÔ ALÔ CIDADE

Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares Conquista Certificação Pioneira da Fiocruz em Minas Gerais

Compartilhar isso

Serviço da Fhemig alcança reconhecimento inédito no estado por excelência e atuação emergencial


Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares Conquista Certificação Pioneira da Fiocruz em Minas Gerais - Foto: Fhemig/Divulgação

O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Odete Valadares (MOV), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), alcançou um feito inédito em Minas Gerais ao se tornar o primeiro do estado a receber a certificação do Programa de Certificação Fiocruz de Bancos de Leite Humano (PCFioBLH). A importante chancela foi entregue na terça-feira (5/6), durante o Pré-COP30 do setor Saúde, realizado em Belém (PA).

Esta certificação representa um marco significativo para o serviço da MOV. "O Banco de Leite da Odete Valadares foi o primeiro de Minas Gerais a passar por essa avaliação rigorosa. Dos 27 itens elaborados, atingimos 100% de conformidade em 16 deles e, nos demais, obtivemos uma média de quase 80%", comemorou a coordenadora do BLH/MOV, Karine Antunes. Ela também destacou os planos futuros: “Nosso foco agora é trabalhar para alcançarmos 100% em todos os quesitos e fortalecer nosso papel de apoiar os demais bancos de leite de Minas para chegar neste índice”.

O programa de certificação, uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o Ministério da Saúde, tem como objetivo principal fortalecer a capacidade científica, produtiva, tecnológica, gerencial e de garantia da qualidade dos bancos de leite humano em todo o país.

Atuação Emergencial Reconhecida

Além da certificação inédita, o Banco de Leite do MOV também recebeu uma menção especial de agradecimento por sua atuação exemplar durante a emergência sanitária no Rio Grande do Sul, no ano passado. As intensas inundações que atingiram Porto Alegre e diversos outros municípios gaúchos demandaram uma resposta rápida e solidária de outros estados.

"Fomos reconhecidos pela resposta emergencial rápida e inovadora. Minas Gerais era, na época, o segundo estado com maior estoque de leite humano do país, com cerca de 120 litros disponíveis para doação, caso fosse necessário", salientou a coordenadora Karine Antunes, demonstrando a capacidade de resposta da rede estadual mineira, composta por 13 bancos de leite, e a importância da colaboração interestadual.

O evento Pré-COP30, palco da entrega das certificações e agradecimentos, é uma iniciativa da Rede de Bancos de Leite Humano da Fiocruz (rBLH), do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). A atividade integra a mobilização da sociedade civil para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) e promove o debate sobre estratégias para equipes de saúde lidarem com emergências sanitárias, especialmente aquelas intensificadas pelos impactos das mudanças climáticas.

Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares Conquista Certificação Pioneira da Fiocruz em Minas Gerais - Foto: Fhemig/Divulgação

Serviços Essenciais à Comunidade

Com quase quatro décadas de atuação, o Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares desempenha um papel crucial na saúde materno-infantil em Minas Gerais. O serviço é responsável por coordenar cursos de manejo clínico do aleitamento materno e prestar assessoria técnica aos demais bancos de leite e postos de coleta do estado.

O BLH/MOV realiza a coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição de leite humano pasteurizado. Além disso, oferece atendimento pediátrico, psicológico e nutricional gratuito a mães e bebês atendidos. Mulheres que enfrentam dificuldades para amamentar podem procurar o serviço para receber orientações especializadas sobre aleitamento e cuidados com a mama.

CIDADE NEWS

-