Copasa, Cefet e Unifal formam novos agentes para a preservação ambiental em Varginha, MG - ALÔ ALÔ CIDADE

Copasa, Cefet e Unifal formam novos agentes para a preservação ambiental em Varginha, MG

Compartilhar isso

Programa Pró-Mananciais capacita estudantes com teoria e prática para atuarem na proteção de recursos hídricos da região


Copasa, Cefet e Unifal formam novos agentes para a preservação ambiental em Varginha, MG - Foto: Copasa/Divulgação

O Programa Pró-Mananciais da Copasa, que visa a preservação dos recursos hídricos, expande sua atuação para além da proteção de nascentes e matas ciliares, investindo na formação de cidadãos conscientes e engajados com o meio ambiente. Uma recente parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal) – campus Varginha – concretizou essa iniciativa.

Durante o mês de abril, estudantes das duas instituições participaram de um ciclo formativo que combinou teoria e prática, preparando-os para se tornarem importantes aliados do programa na região. A capacitação foi conduzida por Mara Suely Ferreira de Lima, assistente ambiental, e Gilson Lisboa, técnico de Meio Ambiente, ambos da Gerência de Desenvolvimento Ambiental (GNDA) da Copasa.

Imersão Prática no Campo

A formação não se limitou à sala de aula. Os alunos tiveram a oportunidade de realizar uma atividade de campo em uma propriedade rural da região, onde puderam vivenciar o levantamento ambiental da área. Essa experiência permitiu a observação direta das condições do solo, da vegetação e dos recursos hídricos, além da interação com um produtor rural local, proporcionando uma imersão na realidade do campo.

Na etapa seguinte, os estudantes participaram de uma oficina de elaboração de croquis ambientais, utilizando ferramentas como o Google Earth e sistemas de georreferenciamento. O objetivo foi capacitá-los a compreender os procedimentos técnicos que fundamentam as ações do Pró-Mananciais e a auxiliar de forma efetiva na identificação e registro das atividades realizadas nas propriedades parceiras.

Para Mara Suely, o envolvimento dos estudantes cria uma importante ligação entre o conhecimento técnico e o impacto social. “Levar os alunos para o campo e permitir que vivenciem o que está por trás da proteção de um manancial é uma experiência transformadora. É nesse contato direto com a realidade ambiental e com os produtores rurais que nasce o senso de pertencimento e a responsabilidade coletiva. Eles não são apenas alunos: são multiplicadores da preservação”, destacou.

Copasa, Cefet e Unifal formam novos agentes para a preservação ambiental em Varginha, MG - Fotos: Copasa/Divulgação


Impacto na Formação e na Sociedade

Luís Fernando Queioste Petrin, aluno da Unifal, expressou sua gratidão pela oportunidade: “Gostei muito do projeto e de vivenciar, na prática, as atividades de avaliação, preservação e recuperação das áreas. Foi muito enriquecedor entender o impacto disso para garantir água em quantidade e qualidade para a população”.

Iasmim Marciano, aluna do Cefet Varginha, também compartilhou sua satisfação: “Fazer parte desta iniciativa me trouxe um sentimento muito bom, tanto pela formação, quanto pela oportunidade de estar próximo da natureza. O acolhimento que recebemos tanto no Cefet, quanto da equipe da Copasa e da produtora rural que visitamos, foi muito importante para todos nós, além de nos motivar a devolver para a sociedade tudo o que aprendemos para garantir a preservação ambiental”.

Michele Barbosa, professora da Unifal, avaliou a iniciativa como altamente positiva: “A capacitação dos alunos foi de grande relevância, tanto na parte teórica quanto na prática. O engajamento dos estudantes e a troca com a comunidade rural trouxeram um ganho pedagógico significativo. A parceria entre universidade, Copasa e produtores locais amplia a consciência ambiental e a dinâmica social da região”.

Fortalecimento das Redes Locais

A participação dos alunos também fortalece o Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia), um grupo que reúne representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil para articular esforços em prol do Pró-Mananciais. A ação contou com o apoio do Centro de Excelência em Cafeicultura (Senar), parceiro do Colmeia Varginha, que também contribui para a recuperação e preservação das nascentes e cursos d’água da região.

Sobre o Pró-Mananciais

O Programa Pró-Mananciais da Copasa reflete o compromisso da empresa com a proteção das águas e a sustentabilidade, integrando sua agenda ESG. O programa busca mobilizar a comunidade e instituições parceiras, fortalecendo o senso de pertencimento da população em relação à microbacia hidrográfica local e estimulando a corresponsabilidade na preservação dos recursos hídricos. Alinhado à Agenda 2030 da ONU, o Pró-Mananciais demonstra o propósito da Copasa de cuidar da água e gerar valor para as pessoas, unindo o fornecimento de serviços essenciais à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável das comunidades atendidas.

 

CIDADE NEWS

-