Relatório que pede indiciamento de Altair Nogueira é aprovado - ALÔ ALÔ CIDADE

Relatório que pede indiciamento de Altair Nogueira é aprovado

Compartilhar isso

Ex-vereador e mais quatro são suspeitos de corrupção de menores.
CPI também pede explicações ao MP de MG, que engavetou processo.

05/06/2014 12:49
Foi aprovado no fim da tarde desta quarta-feira (4), em Brasília (DF), o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que pretende investigar o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Três Corações, Altair Nogueira (PPS), suspeito de corrupção de menores após imagens registradas em um sítio em Varginha, durante uma festa, terem ido parar na internet. O documento, cuja relatora é a deputada Liliam Sá, pede o indiciamento criminal do ex-vereador e de outros envolvidos no caso.

Os deputados da CPI concluíram que todos que participaram da festa com as adolescentes em 2011 praticaram crimes de corrupção de menores, pornografia, exploração de crianças e associação para o crime. Além de Altair Nogueira, a comissão está pedindo ao Ministério Público Federal o indiciamento do assessor dele, Cleiton Higino Gomes Rocha, do então diretor administrativo da Câmara, Carlos José Valadão, do ex-servidor da prefeitura Márcio de Souza e do jornalista Davi de Souza.

A deputada Liliam Sá ainda cobrou a falta de uma investigação completa sobre o caso por parte do Ministério Público de Minas Gerais. “Nós ainda recomendamos ao Ministério Público Federal para que peça explicações ao Ministério Público de Minas Gerais para saber o motivo do processo ter sido engavetado”, afirma.

Além do caso no Sul de Minas, a CPI do congresso investiga a exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o Brasil. O trabalho de investigação dos parlamentares durou mais de dois anos e foram mais de 60 audiências e 36 visitas.

O outro lado
O jornalista Davi de Souza informou que ainda não foi comunicado da acusação e alegou inocência. Cleiton Higino Gomes Rocha, que ainda é funcionário na Câmara, preferiu não se pronunciar por enquanto. O ex-vereador Altair Nogueira, Carlos Valadão e Márcio de Souza não foram encontrados para falar sobre o caso.
Presidente da Câmara de Três Corações aparece em imagens de festa em Varginha (Foto: Reprodução EPTV)
Altair Nogueira aparece em imagens de festa em Varginha (Foto: Reprodução EPTV)
Renúncia
O vereador Altair Nogueira renunciou à função durante sessão da Câmara Municipal de Três Corações no dia 31 de março deste ano. Ele estava no segundo mandato e em dezembro de 2013 ele já havia renunciado ao cargo de presidente do Legislativo. Quem assumiu a cadeira foi o suplente, Jorge Machado (PPS).

O vereador comunicou, por meio de uma rede social, que se afastou para cuidar da saúde. “Renunciei ao mandato para cuidar da saúde, mas não abandonarei a luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Saio com a certeza do dever cumprido”, disse.

Altair Nogueira postou texto em rede social para anunciar renúncia (Foto: Reprodução/ Facebook)
Altair Nogueira postou texto em rede social para anunciar renúncia (Foto: Reprodução/ Facebook)




























O vereador foi um dos 35 presos por suspeita de participação num esquema de fraudes em contratos e licitações, que pode ter desviado cerca de R$ 30 milhões dos cofres da Prefeitura de Três Corações. Entre as irregularidades apontadas pela Polícia Federal, está o superfaturamento nos contratos e obras que foram pagas, mas não foram realizadas pelas empresas contratadas. Todos os detidos na operação “Metástase 57”, em dezembro de 2013, já estão em liberdade.
Altair Nogueira ainda é suspeito de corrupção de menores após imagens registradas em um sítio em Varginha (MG), durante uma festa, terem ido parar na internet. Nas imagens, duas mulheres aparecem fazendo poses sensuais e praticando sexo com os suspeitos, e uma delas iria fazer 16 anos na época. Nogueira e o dono de um jornal de Três Corações foram convocados a prestar depoimento para uma comissão da Câmara dos Deputados que investigava turismo sexual de menores no Brasil.

Saiba mais:

Polícia Federal ainda aguarda apresentação de dois foragidos

Leia mais em: G1