Ciclone no oceano e calor intensificam risco de tempestades e granizo em Minas - ALÔ ALÔ CIDADE

Ciclone no oceano e calor intensificam risco de tempestades e granizo em Minas

Compartilhar isso

Defesa Civil estadual emite alerta para todas as regiões até domingo (1/2); rajadas de vento podem atingir 80 km/h e volumes de chuva devem superar 50 mm em pontos isolados


Ciclone no oceano e calor intensificam risco de tempestades e granizo em Minas - Foto: Dirceu Aurélio

O Governo de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), emitiu um alerta crítico para a possibilidade de tempestades fortes, ventos intensos e queda de granizo em todo o estado. O aviso é válido desde esta sexta-feira (30/1) até o próximo domingo (1/2).


De acordo com o Centro de Inteligência em Defesa Civil (Cindec), o padrão climático de verão com forte aquecimento diurno está favorecendo instabilidades que podem ocorrer tanto à tarde quanto nas primeiras horas da manhã.


Previsão Detalhada


  • Sexta-feira (30/1): Tempestades isoladas atingem o Triângulo, Sul de Minas, Zona da Mata e Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Os acumulados podem chegar a 50 mm no Sul e Triângulo, com ventos acima de 70 km/h.
  • Sábado (31/1): A atuação de um ciclone no oceano deve espalhar a chuva por quase todo o estado. Os maiores volumes (40 mm) são esperados para a RMBH, Noroeste e região Central.
  • Domingo (1/2): O tempo segue instável, com rajadas de vento que podem chegar a 80 km/h. As chuvas mais volumosas devem se concentrar no Norte, Noroeste e Triângulo Mineiro.


Orientações de Segurança


O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende, reforça que a autoproteção é vital. "A orientação é evitar deslocamentos desnecessários e, principalmente, não tentar atravessar áreas alagadas", destaca.


Principais dicas de prevenção:


Não atravesse alagamentos: Evite áreas inundadas a pé ou em veículos; a força da água pode ser fatal.


Proteja-se de raios: Não busque abrigo debaixo de árvores e desconecte aparelhos eletrônicos das tomadas.


Monitore sua casa: Ao notar trincas, rachaduras ou inclinação de muros, saia do imóvel imediatamente e ligue para o 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros).


Para receber alertas personalizados, a população pode enviar um SMS com o número do seu CEP para 40199. O serviço é gratuito e ajuda na antecipação de riscos.

HORA DO FATO

-