Cerca de 200 pessoas são atendidas de graça por dia em Campanha.
Projeto de igreja evangélica permanece na cidade até sexta-feira (12).
11/06/2015 20:20
![]() |
Ação Social realizada pelo Pastor Domingos Alves Nicolau |
Moradores de Campanha MG fizeram fila na manhã desta quinta-feira (11) para conseguir atendimento com médicos dos Estados Unidos que estão na cidade. A ação faz parte de um projeto internacional da Igreja Assembleia de Deus, que oferece o serviço de graça. Em média, 200 pessoas são atendidas por dia desde o início da semana. Os médicos permanecem com os atendimentos na cidade até esta sexta-feira (12).
A clínica itinerante conta com médico clínico geral, dentista, fisioterapeuta e oftalmologista. Além das consultas, são oferecidos gratuitamente remédios e até óculos de grau. Essa ação social é realizada pelo grupo Health Care Ministry, fundado pela igreja nos Estados Unidos, e que veio para Campanha a convite do Pastor Domingos Alves Nicolau.
"O papel da igreja não é só atingir o homem espiritualmente, mas atender as pessoas necessitadas, ajudar o pobre e as pessoas que não tem condições de ir ao médico, comprar um óculos e fazer um tratamento", diz o Pastor Domingos Alves Nicolau.
Ao todo, 16 profissionais estrangeiros atendem os pacientes com a ajuda de um intérprete. Os médicos aproveitaram que estão de férias para participar do projeto em Campanha com recursos próprios.
Doug Corbet é oftalmologista e responsável pelo grupo. Ele afirma que não há pagamento melhor que um abraço. "Muitos chegam a nos abraçar, beijar, agradecer pelo mundo novo que eles estão enxergando agora e que não estavam vendo antes", conta.
Ajuda sem preço
As filas começam de madrugada. Dona Celina Pereira Laurinda era a primeira entre os pacientes, e para garantir o atendimento, passou a noite guardando o lugar. "Vai fazer dois anos [que tento conseguir uma consulta com um oftalmologista]. É difícil, não acha vaga", conta.
![]() |
Dona Celina (à dir.), era a primeira da fila para consulta com médicos dos EUA - Foto: Reprodução EPTV |
Já dona Maria Aparecida Martins tenta um remédio que possa acabar com os lipomas no braço, que são nódulos de gordura. Ela tem plano de saúde e já passou por vários médicos, sem encontrar a cura. "[Eles falam] que não tem remédio. Aí quando apareceu essa oportunidade... eu quero resolver minha doença", desabafa.
Para ser ajudado
O atendimento começa às 8h e os médicos ficam disponíveis até o final da tarde, às 17h, e tentam atender o maior número de pessoas possível. Quem não consegue ser atendido, recebe uma senha e tem prioridade no dia seguinte. A expectativa é atender, até sexta-feira, último dia da ação, mais de mil pessoas.
Além do atendimento, os pacientes que precisam de óculos podem receber um gratuitamente e também recebem remédio gratuitamente em caso de necessidade.