Moradores fazem fila para consulta com médicos dos EUA em Campanha, MG - ALÔ ALÔ CIDADE

Moradores fazem fila para consulta com médicos dos EUA em Campanha, MG

Compartilhar isso

Cerca de 200 pessoas são atendidas de graça por dia em Campanha.
Projeto de igreja evangélica permanece na cidade até sexta-feira (12).

11/06/2015 20:20
Moradores fazem fila para consulta com médicos dos EUA em Campanha, MG - Fotos: Alô Alô Cidade

Ação Social realizada pelo
Pastor Domingos Alves Nicolau
Moradores de Campanha  MG fizeram fila na manhã desta quinta-feira (11) para conseguir atendimento com médicos dos Estados Unidos que estão na cidade. A ação faz parte de um projeto internacional da Igreja Assembleia de Deus, que oferece o serviço de graça. Em média, 200 pessoas são atendidas por dia desde o início da semana. Os médicos permanecem com os atendimentos na cidade até esta sexta-feira (12).

A clínica itinerante conta com médico clínico geral, dentista, fisioterapeuta e oftalmologista. Além das consultas, são oferecidos gratuitamente remédios e até óculos de grau. Essa ação social é realizada pelo grupo Health Care Ministry, fundado pela igreja nos Estados Unidos, e que veio para Campanha a convite do Pastor Domingos Alves Nicolau.

"O papel da igreja não é só atingir o homem espiritualmente, mas atender as pessoas necessitadas, ajudar o pobre e as pessoas que não tem condições de ir ao médico, comprar um óculos e fazer um tratamento", diz o Pastor Domingos Alves Nicolau.

Ao todo, 16 profissionais estrangeiros atendem os pacientes com a ajuda de um intérprete. Os médicos aproveitaram que estão de férias para participar do projeto em Campanha com recursos próprios.

Doug Corbet é oftalmologista e responsável pelo grupo. Ele afirma que não há pagamento melhor que um abraço. "Muitos chegam a nos abraçar, beijar, agradecer pelo mundo novo que eles estão enxergando agora e que não estavam vendo antes", conta.
Doug Corbet, oftalmologista - U.S.A - Fotos/reprodução: EPTV

Ajuda sem preço
As filas começam de madrugada. Dona Celina Pereira Laurinda era a primeira entre os pacientes, e para garantir o atendimento, passou a noite guardando o lugar. "Vai fazer dois anos [que tento conseguir uma consulta com um oftalmologista]. É difícil, não acha vaga", conta.


Dona Celina (à dir.), era a primeira da fila para consulta com médicos dos EUA - Foto: Reprodução EPTV



Após a maratona, dona Celina trocou os óculos que usava emprestado do irmão por outro, que agora é dela. "Estou enxergando novamente, graças a Deus. Era um sonho e foi realizado",
Já dona Maria Aparecida Martins tenta um remédio que possa acabar com os lipomas no braço, que são nódulos de gordura. Ela tem plano de saúde e já passou por vários médicos, sem encontrar a cura. "[Eles falam] que não tem remédio. Aí quando apareceu essa oportunidade... eu quero resolver minha doença", desabafa.

Para ser ajudado
O atendimento começa às 8h e os médicos ficam disponíveis até o final da tarde, às 17h, e tentam atender o maior número de pessoas possível. Quem não consegue ser atendido, recebe uma senha e tem prioridade no dia seguinte. A expectativa é atender, até sexta-feira, último dia da ação, mais de mil pessoas.

Além do atendimento, os pacientes que precisam de óculos podem receber um gratuitamente e também recebem remédio gratuitamente em caso de necessidade.

Vídeo:


---


Fotos:




Leia mais no G1